Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

O CRESCIMENTO DA IGREJA EVANGÉLICA NO BRASIL

“O Crescimento da Igreja Evangélica no Brasil

   Quantos evangélicos há no Brasil? Através de estudos recentes publicados pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - podemos ter uma idéia precisa do tamanho da Igreja Evangélica. Em 1970, a população evangélica girava em torno de 4,8 milhões de fiéis. Em 1980, o tamanho do rebanho evangélico galgou a marca de 7,9 milhões. Em 1991, a igreja já avançava a barreira dos 13,7 milhões. Em 2000, acima de todas as previsões estatísticas, a igreja ultrapassou os 26 milhões de adeptos! Durante a década de 90, a velocidade de crescimento da Igreja Evangélica foi 4 vezes maior que a da população brasileira. Atualmente, giramos ao redor de 20% da população brasileira, ou seja, mais de 35 milhões de almas. Se continuar crescendo no mesmo ritmo daquele constatado entre 1991 e 2000, a população evangélica chegará a aproximadamente 55 milhões no ano 2010!
   Bem, será que este crescimento significa também um verdadeiro avivamento espiritual nas terras brasileiras? Sim e não. Sem a menor dúvida, este crescimento é impressionante no sentido de que nunca na história da igreja brasileira tantas pessoas se tornaram membros de igrejas evangélicas ao mesmo tempo. As muitas conferências teológicas e missionárias nos meios protestantes e católicos da Europa e América do Norte estão falando sobre isso! Enquanto no hemisfério norte, as igrejas morrem diariamente ou são transformadas em museus, escolas, ou clubes, no Brasil, mais de 190 mil igrejas demonstram que o fôlego deste crescimento numérico ainda não chegou ao fim. Deus transformou em fertilizante as lágrimas vertidas pelos pastores e o sangue derramado pelos missionários e foi regando a terra brasileira. Muitas vezes, apesar dos seus líderes e da ineficácia da igreja, a boa semente deu frutos e produziu trinta, sessenta e cem por um (Mt 13:8, 23). É tempo de colheita!
Com certeza, este desenvolvimento é razão para alegria e gratidão. Podemos negar o fato que Deus tem derramado sua graça e diariamente muitos tem entregue suas vidas a Cristo? É claro que sabemos que o próprio Deus está derramando sua graça sobre o Brasil. Como negar o crescimento da igreja como sendo uma ação divina? Como negar as lágrimas derramadas enquanto a Palavra é pregada em milhares de igrejas brasileiras? Podemos recusar que o Espírito tem gerado salvação sobre tantas famílias de brasileiros, reconciliando-as com o Senhor, trazendo-as de uma vida de perdição e trevas para o Reino do seu filho amado (Cl 1:13)? Ou negar a real preocupação pela conversão dos parentes e amigos não-crentes? Jonathan Edwards descreve o primeiro grande despertamento acontecido nos Estados Unidos no século 18 com as seguintes palavras: em lágrimas, enquanto a palavra era pregada, alguns choravam com sofrimento e aflição, outros com alegria e amor, outros com compaixão e preocupação pelas almas dos seus vizinhos. Não é verdade que essas mesmas evidências de um genuíno despertamento espiritual estão também presente no Brasil?
Entretanto, o joio é muito parecido com o trigo. A história da igreja confirma que a maioria dos despertamentos espirituais foi cercada por elementos espúrios. Sempre houve atividades irregulares, manifestações estranhas, modelos doentios de igreja, elementos enraizados no pecado que setores da igreja não aceitaram.”  Rede Sepal      http://www.lideranca.org

                                                                                                               
                                                                                                                                        




GRÁFICOS







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...